Todos os anos, lá pelo mês de outubro (às vezes setembro), o mercado publicitário de Mato Grosso volta as atenções para o anuário Top of Mind da Revista RDM, geralmente lançado em novembro. Ok, não chega a ser uma publicação, muito menos uma pesquisa como a feita pela Folha de São Paulo.
Mas localmente, é o que temos. Cada agência fica sabendo os clientes premiados com antecedência e consequentemente a criação parte para fazer os anúncios que serão publicados no tal anuário. O tema é o mesmo e geralmente os clientes também. Então vamos às palavras-chave: memória, lembrança, mente, cabeça, cérebro, resposta, ponta da língua, prêmio, troféu, primeiro lugar... e a malha léxica vai se tecendo até onde a ideia surgir. Aí é só adaptar tudo ao segmento do cliente, mandar bala com o diretor de arte/dupla e pronto.
Um detalhe interessante: aprendi em um curso de férias na ESPM que o método Top of Mind não serve para detectar a preferência por alguma marca, mas sim a presença e consequente lembrança da mesma nos meios de comunicação. Midiaticamente falando, serve para confirmar se o impacto e a cobertura do que se veicula têm sido satisfatórios. Resumindo: nem sempre a marca que vem de primeira à sua mente é a que você usa ou gosta. Na minha opinião esse é método mais eficiente para se medir a eficiência das propagandas. Para o bem ou para o mal, o que importa é ser visto.
Aí vão os que participei em 2012 No arquivo do blog tem alguns de 2011 e ano que vem tem mais, se Deus quiser.
Agência: Genius Publicidade
Diretor de Arte: Daniel Nardes
Diretor de criação: Tom Queiroz
Data: outubro de 2012
Diretor de criação: Tom Queiroz
Data: outubro de 2012
Agência: Genius Publicidade
Diretor de Arte: Rhori Pereira
Diretor de criação: Tom Queiroz
Data: novembro de 2012
Diretor de criação: Tom Queiroz
Data: novembro de 2012
Agência: Genius Publicidade
Diretor de Arte: Jhon Douglas
Diretor de criação: Tom Queiroz
Data: outubro de 2012
Diretor de criação: Tom Queiroz
Data: outubro de 2012
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